É uma intervenção essencialmente estética, onde se aplica um gel que promove o branqueamento da dentição. O gel a aplicar pode ser o peróxido de hidrogénio ou o peróxido de carbamida. Pelo que deve realizar uma consulta com um profissional especializado, de forma a analisar se é alérgico a algum componente ou se a sua saúde bucal permite realizar um branqueamento com sucesso.
Existem dois tipos de branqueamento: o branqueamento dentário externo ou interno.
O branqueamento dentário externo consiste em aplicar um gel branqueador, por um higienista oral, processo este que tem uma duração de 30 a 60 minutos. É um processo relativamente rápido tendo em conta o efeito que daí advém. Este processo não é abrasivo e não enfraquece os dentes. Este tem um efeito de longa duração, mediante os hábitos alimentares e saúde oral, o branqueamento pode durar entre 1 a 3 anos.
Avaliando o historial de cada paciente, pode, por vezes, deixar os dentes sensíveis, durante ou depois do tratamento. O principal motivo é a absorção do peróxido pelo “nervo” do dente que pode causar inflamação e gerar sensibilidade dentária.
A realização de branqueamentos implica evitar hábitos, alimentos e bebidas ricos em corantes, tais como:
- Tabaco
- Chá
- Café
- Vinho tinto
- Frutas ácidas, etc…
Quanto menos consumir estes produtos, mais se prolonga o branqueamento.
É de salientar que dentes com restauros/manchas ou condições de estrutura delicadas podem ter de realizar um branqueamento interno, nesses dentes específicos, pois o procedimento externo não tem a aderência específica para estes casos.
Em suma,
- É um processo rápido (30-60 min.),
- Não é um processo abrasivo
- Não enfraquece os dentes
- Tem um efeito longa duração (entre 1 a 3 anos)
- Pode deixar os dentes sensíveis
- Existem alguns alimentos a evitar (ricos em corantes)
- Pode não funcionar em algumas manchas e/ou descolorações
- A mulheres grávidas ou a amamentar é desaconselhado este procedimento.
Para saber mais sobre este procedimento, como e quando pode recorrer a esta intervenção realize uma consulta de diagnóstico com o seu dentista. Apenas ele o pode ajudar e acompanhar da melhor forma neste processo.