Sorriso Gengival: Quando o seu sorriso é o centro das atenções!

Já se sentiu um pouco insegura ao mostrar o seu sorriso porque parece que as suas gengivas querem roubar as atenções? Não é a única! Muitas pessoas têm aquilo a que se chama um “sorriso gengival”, em que um pouco mais de tecido gengival aparece quando sorriem. Mas não se preocupe, é mais comum do que pensa, e há formas de o resolver, se desejar. Vamos mergulhar no mundo dos sorrisos gengivais, explorando o que os causa, como são diagnosticados e o que pode fazer se quiser recuperar a ribalta e exibir aquele sorriso perfeito!

O que é o sorriso gengival?

Pense no seu sorriso como um espetáculo deslumbrante, em que os seus dentes e gengivas são as estrelas principais. Um sorriso gengival acontece quando as suas gengivas decidem ser os artistas principais, roubando o espetáculo aos seus dentes brancos. Mas porque é que isto acontece? Aqui estão algumas razões comuns por detrás dos sorrisos gengivais:

  • Movimento hiperativo dos lábios: Por vezes, quando sorri, o lábio superior levanta-se demasiado, revelando mais tecido gengival.
  • Dentes curtos: Se os seus dentes são mais curtos, podem ser ofuscados pelas suas gengivas.
  • Lábio superior curto: Algumas pessoas têm um lábio superior naturalmente mais curto, o que pode expor mais tecido gengival quando sorriem.
  • Excesso vertical de maxilar: Termo extravagante, certo? É quando o maxilar superior cresce demasiado, tornando as gengivas mais visíveis.

Como descubro se tenho sorriso gengival?

Então, como é que os médicos descobrem se tem um sorriso gengival? Não se preocupe, não é física quântica! Aqui está o que os médicos podem fazer:

  • Uma imagem vale mais que mil palavras: O primeiro passo é muitas vezes uma simples avaliação do seu sorriso para ver a quantidade de tecido gengival que está à vista.
  • O rácio gengiva/dente: Os médicos podem medir a quantidade de gengiva versus dente exposto quando sorri – é como um pequeno problema de matemática!
  • Radiografias e exames: Em alguns casos, podem querer espreitar por baixo da superfície para verificar a estrutura óssea e dentária.

Como voltar a dar destaque aos seus dentes?

Se sentir que está na altura de os seus dentes voltarem a ser o centro das atenções, existem opções para tratar desse sorriso gengival! Eis o que pode ser feito:

  • Botox: Sim, você leu bem! Em alguns casos, uma pequena quantidade de Botox pode relaxar os músculos do lábio superior, reduzindo a exposição da gengiva.
  • Alongamento da coroa: Este não é um procedimento real; é quando o cirurgião remove um pouco de tecido gengival para mostrar mais os seus dentes.
  • Magia ortodôntica: Aparelhos ou alinhadores transparentes podem ajudar se o seu sorriso gengival estiver relacionado com o posicionamento dos dentes.
  • Soluções cirúrgicas: Para casos mais graves, existem procedimentos cirúrgicos que podem remodelar o osso maxilar ou o tecido gengival.

Agora que conhece a história por detrás dos sorrisos gengivais, pode decidir como quer que o seu sorriso brilhe! Lembre-se, não há nada de errado em ter um sorriso gengival – é uma parte do que a torna única. Mas se está ansiosa por deixar os seus dentes deslumbrarem um pouco mais, fale com um dos nossos médicos especialistas. Ele ajudá-la-á a descobrir a melhor opção para colocar os holofotes exactamente onde os quer – no seu lindo sorriso! Por isso, vá em frente e deixe que o mundo veja o seu sorriso confiante e radiante!

Partilhar:

Marcação de Consulta

Na Clínica Cunha Coutinho, estamos empenhados em fornecer aos nossos pacientes o melhor atendimento possível e garantir que cada consulta seja uma experiência agradável e positiva. Preencha o formulário e dê o primeiro passo para um sorriso mais saudável e bonito.